sexta-feira, 24 de julho de 2009

10 coisas para fazer depois de perder o medo de guiar

Depois de passar no exame prático do Detran – e reviver o otimismo contagiante de quando aceitei o desafio proposto pelo site WebMotors e Clínica Escola Cecília Bellina –, pressinto que “aquilo” que me distanciou do volante por tantos anos voltou a me rondar. Minha próxima aula prática está agendada para amanhã, mas já faltei a duas seções de terapia, forte aliada às aulas de volante. Isso é um (mau) sinal.

Desde que a série “Coragem de Dirigir” começou, dezenas de internautas nos escrevem sobre as limitações que vivenciam diariamente por ter medo de guiar. A maioria deles imagina, por exemplo, como seria prático poder levar os filhos à escola, ir ao supermercado sozinho ou não se submeter, todos os dias, ao péssimo transporte público. Também eu tinha interesses parecidos, mas o meu medo os tem, como quem come um saco de pipocas no cinema, devorado um a um. Acho que preciso de algo mais substancial, verdadeiro, denso a ponto de entalar na garganta do maior dos pânicos.

Estou em busca de minha mais profunda motivação agora. Não é um exercício fácil, mas é surpreendente. Capaz que você comece sendo uma pessoa e, ao final, descubra-se outra. Aviso: é um exercício que exigirá de você despir-se de desculpas, de máscaras, de coisas que a você nem imagina que tem. Meu esforço rendeu uma lista imensa. Publiquei apenas o publicável. Divido com você minhas 10 primeiras motivações:

Tomar para mim, no trânsito, o espaço que é meu, sem medo de imperfeições. Tal como quando caminho na calçada: espontânea e naturalmente. Não é aceitar um lugar como quem recebe uma doação. Ninguém pode nos dar o que já é nosso de direito. É tomar.

Ter um Land Rover Defender.

Em noite de garoa fria, colocar no carro um cachorro abandonado. Desde que o meu morreu por omissão de socorro (ninguém queria sujar o banco com um animal ensanguentado), tenho sonhado com essa adoção.

Dirigir, do lado direito, entre vacas e elefantes na Índia. Ir do Taj Mahal aos pés do Himalaia, parando de templo em templo, e, de tempo em tempo, surpreender-me com aquilo que já não preciso ser.

Candidatar-me para buscar, no aeroporto, alguém que amo profundamente. E, com o amor que inunda essa profundidade, ser seu chofer por tantos dias e lugares quanto ele quisesse.

Usar saia curta e salto alto em dia frio.

Levar meus parentes mais tímidos para um passeio de perplexidades. Talvez um céu estrelado de interior, a gente deitado na grama só assistindo.

Assistir à ultima seção de cinema.

Ir à praia segunda-feira à noite. Ver o mar e voltar.

Dirigir na estrada no exato instante em que se espanta com o mistério de estar vivo. Vidros abertos, vento levando os cabelos para trás assim como a maré empurra ondas para frente. No CD, a música: “Ando devagar porque já tive pressa/E levo esse sorriso porque já chorei demais/Cada um de nós compõe a sua história,/Cada ser em si carrega o dom de ser capaz/De ser feliz...”


E você, quais itens estariam na sua lista?

8 comentários:

  1. Olá Andréia,
    Estou acompanhando sua trajetoria aqui pelo blog e torço muito por vc, viu! Acho que ver as dificuldades e também os progressos de outras pessoas ajuda muito nesse processo de superação do medo. É uma pena que aqui onde moro nao exista um local como a Escola da Cecília Belina! Já li o livro dela e alguns outros (o da Neusa Corassa e o da Olga Tessari), mas sozinha é tão dificil!! Há empresas aqui "supostamente" habilitadas para tratar do problema, mas as várias experiencias que tive até agora foi de muita picaretagem! Tirei minha carteira já perto dos trinta e tenho carro há um ano e meio. Entretanto, ele fica na garagem, enquanto faço tudo de onibus e taxi. Eu sofro com o problema todo dia qdo saio de casa e o carro fica...
    Mas o que vc disse faz todo sentido: nessa especie de auto-sabotagem, parece que nosso medo vai arranjando um contra-argumento para cada motivação que a gente arranja! Confesso que me deu um grande nó na garganta qdo li sobre buscar pessoas queridas no aeroporto.... moro longe da minha família e, qdo vieram me visitar, não pude busca-los! Mas não sei de onde tirei forças para levá-los por várias partes da cidade, para vários passeios, mesmo muito insegura! E aí todos me diziam que eu sabia, sim, dirigir! Só que então eles voltaram pra casa e eu fiquei sozinha com meu medo, sem dirigir. Ai, a historia é tão longa que eu precisaria de um blog só meu pra contar!!! Estou indo a uma nova psicologa e minha esperança em sair por aí diringindo "poderosa" está se renovando! E vc tbm vai dirigir seu Land Rover com os cabelos ao vento!!!!

    ResponderExcluir
  2. Conheci o blog a pouco (to tentando perder o medo) e to lendo ávido todos os posts rs... esse me deu vontade de comentar... sucesso na sua empreitada! Segue minha lista:
    - Levar a minhã mãe ao supermercado
    - Pedir pizza por telefone e buscar lá na pizzaria
    - Visitar minha irmã em SC (sou de Sampa) quando me der na telha
    - Trabalhar até tarde e pensar que vou pegar a estrada livre na volta
    - Levar a namorada em casa mesmo ela morando no mesmo bairro (essa eu ja to fazendo rs)

    ResponderExcluir
  3. OLÁ!ESTOU ACOMPANHANDO SUA SAGA AUTOMOBILISTICA À ALGUM TEMPO.HOJE VOU FAZER A MINHA MATRICULA NA AUTO-ESCOLA E SÓ DE PENSAR JÁ COMEÇO À CHORAR.SABE O QUE É?DIZ RESPEITO A MINHA LISTA.HÁ EXATAMENTE 05 ANOS,VINDA DE SÃO PAULO, COMPREI UMA CHACARA EM LIMEIRA.ELA FICA A EXATAMENTE "10 MINUTOS DO ASFALTO (SE FOR DE CARRO).EU MORO DE ALUGUEL Á 03 ANOS,BEM PRÓXIMO DELA,POIS SÓ DA PRA IR E VIR NA ESTRADA DE TERRA(QUE à PÉ LEVARIA MEIA HORA) SE FOR DE CARRO.E EU TENHO UMA FILHA DE CINCO ANINHOS QUE VAI À ESCOLA,MEU MARIDO E EU QUE TRABALHAMOS FORA EM HORÁRIOS DIFERENTE.AÍ VEM A MINHA LISTA:PODER IR E VIR PARA "MINHA CASA" A QUALQUER HORA DO DIA E DA NOITE(OU SEJA,PASSAR à MORAR NA MINHA CASA),LEVAR E BUSCAR MINHA FILHA NA ESCOLA E IR AO SUPERMERCADO QUE FICA BEM PRÓXIMO SEM TER QUE ESPERAR PELO MEU MARIDO.UM GRANDE ABRAÇO.

    ResponderExcluir
  4. Meu nome é Sandra
    Oi pessoal estou conhecendo agora a escola ceclia belina, ainda não fui até lá para ver como é, mas minha situação é bem parecida como a de todos voces.meu pai e daquele pais as antigas onde o filho não tem opinião, ele me obrigou a tirar minha carta qdo fiz 18 anos ña epoca eu não queria saber de dirigir mas mesmo assim conseguir tirar na quarta vez, dirigir talvez umas duas vezes depois disso nunca mais peguei na direção tenho agora 43 anos e sinto uma grande necessidade devido meus pais serem agora idosos é precisando ir de condução ao medico,pedir favor para os vizinhos para ir fazer comprar ao mercado, etc,etec

    ResponderExcluir
  5. e ai, você conseguiu voltar a dirigir? eu não consegui com a Cecilia Belina, mas consegui com a Dra Olga Tessari em pouco tempo e a um custo muito menor. Vale a pena! www.ajudaemocional.com

    ResponderExcluir
  6. Anônimo 1

    Tenho 56 anos e tirei carta aos 32 e nunca mais peguei em carro, pois tenho muito medo. Será que ainda conseguirei aprender, pois já esqueci tudo e sou muito nervosa no trânsito?

    ResponderExcluir
  7. Hola,
    Vivo na Espanha e passo pelo mesmo problema,só que aqui é 2 vzs.peor,conseguir passar nos testes teoricos e praticos.Está logicamente tudo en Español,apesar de que falo e escrivo fluentemente o idioma,ademas de estar casada con un Español.
    Tenho 50 anos apesar de aparentar muito menos.
    Pratico TaiChi y ChiKung e sou tranquila.
    Só que tenho medo de dirigir,e peor pq. meu marido começou a me ensinar mas nao confia en mim e me dizia que eu ia estragar o carro.
    Alem disso cuando disse que queria tirar a carteira de motorista me disse que con a edade que tenho era perder tempo.
    Quero matricularme numa autoescola aqui,e sei que é horrivel pois eles fazem de tudo para que voce nao passe nos exames para poder tirar mais dinheiro de voce,seja jovem velho espanhol ou estrangeiro.
    Gostaria de saber se aqui tem alguma dessas escolas brasileiras,pois entrei no site e aqui nao tem ninguna española.
    Agradeço desde ja e deixo meu email para contacto e alguma orientaçao.
    Obs.:No Brasil no Rio cuando era jovem cheguei a aprender e dirigir umas 2 ou 3 vzs.,apesar de que meu irmao morreu de accidente de automovel.
    Depois meti na cabeza que tinha trauma e nunca mais pensei en dirigir...Perdi muitos anos aí e aqui...
    meu email: neusadiasg@hotmail.com
    Abrazos a todos do meu Rio de Janeiro!






    Abrazos a todos do meu Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
  8. Aprender a dirigir é algo que todo mundo sonha! A emoção e o sentimento de liberdade são sentidas somente por aqueles que alcançam a vítória de aprender a dirigir e conquistam a carteira nacional de motorista.
    Mas este caminho não é fácil. Chegar preparado no exame do Detran e passar na prova de direção é uma etapa árdua que nem todos conseguem vencer. Muitas pessoas, mesmo habilitadas, deixam os seus carros na garagem e efrentam o transporte público somente por que o medo de dirigir.

    Acessem o link: http://hotmart.net.br/show.html?a=F60988T

    Tadeu, instrutor e examinador de trânsito, técnicas de baliza entre carros, perca o medo de dirigir.

    encomendecomigo@hotmail.com

    ResponderExcluir