sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Perder o medo de dirigir é conquistar um lugar, isto é, incomodar!



Logo no início da vida, um dos fatos geradores de angústia – segundo Sigmund Freud, o pai da psicanálise – é perceber que não somos o único objeto de desejo da mãe. Pai, irmãos, novela das oito, qualquer coisa que desvie a atenção dela de nós é visto como um inimigo potencial. Crescemos, estudamos, aprendemos como as coisas funcionam, mas, pelo comportamento apresentado pela maioria das pessoas, pode-se dizer que essa história de perder a condição de único e mais especial ser ocupando o planeta não foi bem digerida. Boa prova disso, claro, é o trânsito. Portanto, quem está disposto a perder o medo de dirigir deve preparar-se para perder também o medo da cara feira e do choro (disfarçado de buzina) de alguns mimados que não vão querer dividir as ruas dele com você.

Essa percepção ficou clara no desafio de hoje da série Coragem de Dirigir (veja abaixo). Realizado em um Gol com os dizeres “motorista em treinamento” e na companhia de Fabiana Saghi, terapeuta da Clínica Escola Cecília Bellina, o objetivo era “só” dar continuidade ao treinamento de olhar nos espelhos laterais para mudar de faixa e encarar um trecho da Marginal, mas o aprendizado veio também por outras vias. Minha redução de marcha melhorou consideravelmente, mas ainda fico ansiosa e muito tensa com a falta de domínio do câmbio manual. Deixar o carro morrer ou demorar mais do que três segundos (tempo intolerável para um paulista) para sair do lugar me fazem suar frio. Além da técnica, o pronto apoio psicológico nesses momentos é o que dá força para não desistir.

Depois de sair com o carro, eu ainda tentava me acostumar ao câmbio quando, após três lentos segundos para sair do lugar, o motorista de trás mandou logo duas buzinadas (choro) impacientes. A minha frente, a pista continuava parada. Nervosa, olhei pelo retrovisor e, com mãos e palavras, perguntei: “o que você quer que eu faça, meu filho?”. E poderia bem, como desenvolvi acima, completar: “o que você quer que eu faça, meu filho, há outras coisas no mundo além de você”.

O desafio do dia era mesmo dar-me o direito de existir, com ou sem erros. No farol seguinte, um vendedor de balas – daqueles que usam seu retrovisor como balcão – teve um surto ao ler que se tratava de um “motorista em treinamento”. Caminhou na minha direção e, repetidas vezes, gritou: “tranca-rua, tranca-rua, tranca-rua”.

Apesar da raiva, tive de admitir que aquele infeliz manifestava exatamente meu estado de espírito. Como iniciante, minha sensação era de estar trancando o caminho dos outros motoristas, principalmente o dos reizinhos recalcados. Mas a hostilidade do homem me acordou para o fato de que eu, tanto quanto os outros, tinha o direito de estar ali. Aliás, ao estar em treinamento, faço um enorme bem à saúde do trânsito. A maioria dos motoristas sabe que é impossível estar apto a dirigir apenas com as aulas da autoescola.

A terapeuta me disse que a Clínica Escola Cecília Bellina tem o projeto de fazer diferentes adesivos para os carros de treinamento, algo como: “amaciando o motor”, “freio para animais” etc. Depois de minha última aula, estou planejando colocar um com os seguintes dizeres no meu carro:

“Você que já nasceu sabendo dirigir, me desculpe: eu preciso treinar um pouco mais”.

35 comentários:

  1. Andréia, assim como você, lamento não ter nascido já sabendo dirigir. É realmente muito chato. Sou aluna do Escola Cecília Bellina, e estou vencendo o medo de dirigir. É possível, todos podem vencer esse medo. Também, já pensei que estava atrapalhando o trânsito, hoje já penso que fazer parte do trânsito é meu direito, assim como dos outros motoristas.

    ResponderExcluir
  2. Andréia, Estou também com esse medo de dirigir, por isso depois de dois anos de carteira sinto que preciso de pegar algumas aulas tanto no da auto escola quanto no meu carro preciso de perder esse terrivel medo de dirigir infelismente na minha cidade nao tem esse tipo de escola da Cecília, mas vou voltar a dirigir e se Deus quizer vou perder esse medo.

    ResponderExcluir
  3. oi Andreia meu nome é Elza e tirei uma carteira de motorista em novenbro de 2008 e naõ tive coragem de pegar no carro sozinha . iquei muito frustada com isso eu era a unica na familia que naõ tinha habilitação . mais naõ serviu muito ter tirado , sou de recife e gostaria de saber se tem uma escola a cecilia aqui beijo e boa sorte

    ResponderExcluir
  4. Oi Andréia, tudo bem?
    Meu nome é Daniella e achei seu blog numa matéria que li no Yahoo que logo me chamou a atenção, falava sobre medo de dirigir. Faz 9 anos que tirei a carta, desde esse tempo tinha um Prêmio na garagem, que ficou enferrujando e virou desculpa para não dirigir. Agora comprei um carro e o mesmo continua na garagem como o outro. Nunca pensei em fazer Cecília Bellina pois achava (e isso é verdade) que tive uma deficiência no treinamento prático: o instrutor não me ensinou a olhar nos retrovisores, mudar de faixa, ver se vem vindo algum carro na hora de entrar em alguma via.... não tenho nenhum medo de dirigir, se eu estiver num lugar deserto consigo dominar a máquina muito bem.... mas lendo o seu post percebi que tenho exatamente este problema: não ter consciência que tenho o direito de ir e vir no meu carro, e que estou atrapalhando os apressadinhos que ficam sempre buzinando e me xingando nas poucas vezes que tento pegar o carro. E percebi que, além de melhorar meu aprendizado, preciso mudar este conceito de que estou atrapalhando as outras pessoas, e, principalmente, ignorar as críticas e xingamentos, que é o que mais me atrapalha, pois fico ansiosa ao extremo e não consigo mais dirigir quando isso acontece, simplesmente travo e peço pra quem está comigo assumir a direção.
    Tenho um blog que não aborda exatamente o medo de dirigir (é um blog de dieta), mas lá eu conto todos os apuros que venho passando por ter um carro na garagem, ter carta e não conseguir usá-lo, tendo que me submeter a várias situações desagradáveis. Se quiser entrar uma hora dessas, ficarei feliz de ouvir sua opinião!!! http://cerejinhalight.blogspot.com
    Beijos e boa sorte com a sua terapia!!!

    ResponderExcluir
  5. Oi andreia, tirei minha habilitação em 2001 ,mas se peguei em um carro 4 vezes foi muito.Frequentei uma escola aqui no recife que tem por nome Dirigir Bem . perder o medo ,antes de entrar no Dirigir Bem , paguei 10 aulas em uma auto escola, depois não consegui pegar no carro , logo depois fui para o Dirigir Bem ,passei 3 meses por la,dirigia com o professor de lado ,terminei as aulas faz uns 4 meses ,e nada de pegar no carro ,a minha habilitação o pessoal diz que é um chaveiro , nao ligo , mas gostaria muito de ter coragem e saIR POR AI DIRIGINDO , A DESCULPA É QUE TENHO 3 MOTORISTAS EM CASA É MOLE?FATIMA *RECIFE

    ResponderExcluir
  6. Oi Andreia,
    Tambem estou vivenciando esta experiência de enfrentar o medo de dirigir,conquistar a auto estima e sair com autoconfiança com o meu novo carro. A minha história é longa, mas hoje estou finalizando o meu treinamento na escola Dirigindo Bem. Desejo avoce muito sucesso. Não desista. Seja determinada como tenho certeza que vc foi em outras situações de sua vida. Logo, logo, voce vivenciará uma deliciosa sensação de realização, prazer e liberdade. Um beijo. Márcia (marcia.asouza@yahoo.com.br)

    ResponderExcluir
  7. Lendo seus relatos, estou me identificando. Há dois anos tirei a carteira e ainda não consegui sair por aí.Vou procurar a Cecilia Bellina. beijão, Viviane

    ResponderExcluir
  8. Eu dirigi por mais de 10 anos no Japao...nunca tive medo.Foi so chegar em terra brasilis que o terror toma conta.Primeiro foi o cambio manual...nunca tinha usado.`Horrivel,demora pra acostumar,arcaico e ineficaz.Nao consigo entender como dirigem essas carrocas daqui,ainda mais com esses precos abusivos.Outra coisa é o motorista,quase sempre mal educado e stressado.Eu nao tenho medo de dirigir.Eu tenho medo de dirigir no Brasil...

    ResponderExcluir
  9. Oi Andréia, OBRIGADA!
    Suas histórias aqui estão me ajudando muito, estou criando coragem, já dirigi um pouquinho, pessimamente mas tomei coragem né?
    Em janeiro estarei de férias e VOU tirar minha carteira, graças a coragem que criei lendo todo seu blog desde o início, parabéns por sua carteira e ao Web Motors por esta iniciativa que está ajudando tantas pessoas como eu a enfrentar este medo!

    ResponderExcluir
  10. Olá andreia
    Também morro de medo de dirigir, já fiz tudo que td mundo falou aí, dirigi com alguem ao lado, dirigi na auto escola, fui para esta escoal dirigindo Bem em Recife, fiz tudo enfim.Sei que já sei dirigir, mas meu medo é sair sozinha.com outra pessoa nocarro vou para qualquer lugar mas sozinha não dou um passo.Meu maior medo é adesaprovação do olhar e das atitudes alheias.

    ResponderExcluir
  11. Andreia muito sorte pra vc te desejo isso do fundo do meu coração, esse mês faz 4 anos que eu tirei minha habilitação, 4 anos tentando dirigir sem sucesso, é triste, choro muito por isso, no 1° ano eu tinha medo de fazer alguma bobeira e perder a provisoria, esperei, depois ñ tinha + prática nem sabia mais como dirigir, fiz 2 aulas em uma auto escola, o instrutor disse que eu dirigia bem, mais quando peguei o carro ñ conseguia sair do lugar, esse ano liguei e marquei uma aula com um instrutor, muito boa a aula me fez andar no transito e tudo, isso no sabado no domingo seguinte minhas pernas ficaram bambas só de pensar em dirigir, um fim de semana o carro do meu marido estava na rua e eu entrei e disse pra mim mesma: eu posso!!! fiquei quase 1 hora "conhecendo" o carro e dizendo que a pé eu ñ ia sair rsrrs, sai sozinha mais cometi alguns erros como cantar pneu, o carro morreu algumas vezes, e eu cheguei em casa tremendo de medo, e desde então (isso tem uns 2 meses) eu nunca mais tive coragem, ñ sei mais o que fazer, eu choro e sofro muito por causa disso, sei que se eu dirigisse eu conseguiria resolver muitos problemas meu de horário mais facil, mais ñ consigo, li seu blog e estarei aqui sempre que possível, quero ver sua vitória, mais uma vez boa sorte, e desculpa o desabafo bjuussss

    ResponderExcluir
  12. Tirei carteira categoria B há +ou- 6 anos e depois disso tirei mudei de categoria pra D, olha só posso dirigir caminhão, tenho medo de dirigir carro, agora com a Graça de Deus, tenho pedido bastante, feito promessa, uma amiga minha disse q quem tem medo ñ confia em Deus, como eu confio plenamente no poder Dele, tenho dirigido frequentemente, as pernas tremendo, suor, dor de barriga acabaram, e agora já rodo até no centro da cidade!!! Fiz promessa a Irmã Benigna Víctima de Jesus, Ela está intercedendo por mim!!! peça vc também. www.irmãbenigna.com.br

    ResponderExcluir
  13. oi andrea,
    vejo que não sou diferente, tirei carteira em 2000, e até hoje eu não consigo pegar no carro as pernas tremem e eu fico apavorada em saber que tem um carro a minha frente, não sei o que fazer, mas lendo seu comentario, vou fazer como você, tentar procurar ajuda com algum terapeutico do transito, boa sorte.... e parabéns pra vc............

    ResponderExcluir
  14. bom dia pesoal espero que meu depoimento venha de lguma forma ajudar...tirei minha cnh com muito sacrificio,apos tirar disse pra mim mesma ,vou andar por ai sozinha...tinha medo ate hj quando tenho que sair da um frio na barriga,as pernas ficam bambas,mas não desisto...minha filha me apoia muito,ela so tem 10 anos.estou com a provisoria e morro de medo de cometer erros no transito mas tenho a convicção que tenho que continuar e não desistir pois afinal eu tambem faço parte do transito...ja bati meu carro em outro no meu estacionamento,mas nem por isso desisto.paguei o prejuizo e continuei dirigindo,o tempo todo repito pra mim mesma vai vc consegue,tenho uma filha que e altamente alergica e muitas vezes tenho que leva-la as pressas ao hospital entao tenho que enfrentar o transito de fortaleza que cada dia esta ficando pior!!mas não desistirei,tenho que conseguir,antes não conseguia nem passar a terceira marcha hj so ainda não tentei a quinta...mas um dia quem sabe...so dirijo distante dos outros carros e sempre pela direita,par não ouvir buzinas e gente me xingando,vez por outra isso acontece,fecho os vidros escuros e ligo o ar e não me importo ms com nada,não atendo o cel jamais ,não coloquei nem som no carro pra não me distrair...e jamais ultrapasso os 60km,antes de ligar o carro peço proteção divina!beijos,não desistam nunca!solange-fortaleza -ce

    ResponderExcluir
  15. Estou na auto escola e na terceira aula prática, fico nervosa, suando frio e morro de vergonha de ser tachada de burra pelo instrutor. Tenho 48 anos e já estou pensando em desistir.

    ResponderExcluir
  16. Já tenho um bom tempo de habilitada, mas não dirijo. Aliás, nunca gostei de dirigir. Agora sinto que não mais domino o carro. Sou de Fortaleza e estou tentando localizar alguma escola daqui que possa me ajudar, mas não consigo.
    Alguém tem informações???????

    ResponderExcluir
  17. Lendo tudo isso percebo que o medo que se tem em dirigir é se expor para as pessoas e ao transito.Gosto de dirigir mas meu medo é bater o carro,machucar alguem ertc..como ja bati o carro distraidamente hj irei no Dirigindo Bem para reaprender a confiar em mim

    ResponderExcluir
  18. eu tirei minha cnh em 2000, porque meu marido praticamente me obrigou, reprovei 3 vezes,e todas as vezes eu falava pra ele que eu não ia fazer mais o exame, ele dizia : você vai, e eu ia,mas depois que eu passei, fiquei 5 anos sem dirigir, porque tinha reprovado várias vezes, fiquei traumatizada,fui num psiquiatra tomei remédios para o equilibrio emocional, comecei a dirigir fui entrar na garagem risquei o carro, ele não deixou eu parar de dirigir,hoje eu dirijo pra todo lado , não tenho medo, agradeço á Deus e á ele

    ResponderExcluir
  19. Olá pessoal,
    lendo estes comentários, vi que o problema que me atormenta(medo de dirigir),não é só meu, kkkk,isso me fortaleceu bastante a procurar uma escola que me ajude.
    Eu senti por um comentário, o da Sandra, que parece ter desistido, se ela já pegou no carro e fez o que ela fez, então que continue...
    Sandra, todos nós queremos ver tbm a sua vitória!
    Vamos fazer um combinado? Quem conseguir,vem dar seu depoimento.
    Bjs de boa sorte a todos!

    ResponderExcluir
  20. olá pessoal..
    lendo tda essa historia e esses comentarios,tbb tenho mto medo de dirigir nossa e como tenho medo..frio na barriga medo msm afff nem sei explicar tanto medoOoOoo!!!
    mais si Deus quiser vou ter q perder esse medo..

    ResponderExcluir
  21. Bom meus amigos, sou o professor Fukahori, autor do Método Fukahori, que foi desenvolvido para as pessoas que se dizem ter medo, fobia ou bloqueio para dirigir um automóvel. não quero estender a conversa, mas gostaria q vcs visitassem meu site e assistissem os videos que faço com cada pessoa após superar o medo de dirigir com o metodo fukahori: www.dirigirconfiante.com.br

    ResponderExcluir
  22. tirei minha carta a quase dois anos acho que nunca vou conseguir dirigir.fico ansiosa,odio passar marcha porque erro muito, hoje decidi procurar a diringindo bem, nao aguenta as cobranças das pessoas.quero ser capaz de dirigir provocar acidentes. espero que eu consiga. como voce conseguiu.

    ResponderExcluir
  23. Olá meu nome é Beatriz e tinha minha habilitação a mais de 2 anos e nunca tinha conseguido pegar e sair com o carro sozinha, sentia medo, e vergonha do que os outros iriam dizer de mim, que não sabia nem mesmo fazer a marcha ré, quem diria sair por ai...eu me sentia uma inútil, todo mundo dirigia menos eu, minhas amigas, colegas, e eu...eu era uma fracassada.
    Foi atraves de blogs como este, vendo a posição de muitas outras mulheres assim como eu, que tomei coragem, peguei o carro e comecei a ir pra frente e pra trás dentro da garagem, de repente sai da garagem, no outro dia, sai na rua, dali a alguns dias, fui até a esquina,na semana seguinte fui ao supermercado, e hoje, depois de 2 meses, dou carrona pra umas colegas até a faculdade, eu nem me importo com os erros, ainda erro marchas, paro na estrada, deixo apagar, aprendi que a paciencia deve existir em mim, eu paro respiro fundo e recomeço tudo de novo, estou em faze de aprendizado hj, como meu esposo diz, a gente nunca deve achar que já sabe dirigir, a gente tem de dirigir sempre com atenção como se fosse a primeira vez, apoio, força de vontade e paciencia, devem estar sempre presentes, desta forma todos verão que são capazes.
    Como eu disse, estou em faze de treinamento ainda, mas estou certa que sempre vou compreender este medo tenebroso que invade a vida de pessoas que sentem medo de dirigir, porque ter o controle de um carro é muito grandioso pra quem tem esta fobia, e o sabor, a sensação da conquista é maravilhosa, tentem, comecem por conhecer o carro, depois deem um passo apos o outro.
    Bjos
    beatrizclenirberghahn@yahoo.com.br
    beatrizclenirberg

    ResponderExcluir
  24. ola meu mome e rosalina ,e tirei minha habilitaçao a menos de um mes ,mas ainda me sinto amentrontada com o transito ,e como se eu fosse a unica que nao sabe conduzir bem ,nossa to vencendo esse medo aos pouco ,mas o que me conforta e que vejo que muitos como eu tambem tem esse medo,e temos mesmo que ultrapassa,mas o que apavora e quando tem um carro atras ,nossa fico toda vermelha ,mas tirei a carta porque realmente me faz falta ,agora pessoal e bola pra frente que nos conseguimos ,força .beijos

    ResponderExcluir
  25. Bem, eu tbm quero deixar meu depoimento aqui.
    Eu tirei a minha carteira em 2000, tenho 10 anos de carteira, e nunca dirigi. Passei bem na prova quando tirei a carteira, mas com muito medo de praticar acabei desistindo. Depois não parava de sonhar com isso, e via q, ao longo do tempo, todos sabiam dirigir a minha volta só eu q não, é como se eu fosse a única a não evoluir, entende? Então, agora resolvi q esse ano eu tenho q aprender a dirigir, casada recentemente, só fico pensando: como vai ser quando eu tiver filhos, levar na escola com chuva, no médico com carrinho de bebê, não dá, tenho q aprender a dirigir! E com muito custo, insistência do meu marido também, ele me deu 3 aulas na auto-escola, para eu Re-treinar. E foi a melhor coisa, no primeiro dia parecia q eu nunca tinha pego num carro, em pleno trânsito deixava morrer, andava bem lentamente, ñ arrancava direito, mas e daí? Eu to aprendendo, to na auto-escola e o carro da auto-escola te dá uma segurança para isso, pois ninguém fica de engraçadinho buzinando atrás e se estiver azar o dele, em fim! E logo no dia seguinte da minha segunda aula meu marido começou a insistir q eu treinasse diariamente, e é o q eu estou fazendo, estou impressionada comigo mesmo, eu tremia só de entrar no carro, me dava vontade de chorar, eu ficava desesperada só de pensar e agora eu to superando isso, não pensei q fosse possível. Todos os dias eu vou com o meu marido a noite (pq tem menos movimento) dar uma volta de carro, e a rua aqui ainda é mão única, só q tem muitas curvas, ando uns 3 km e volto. Todo dia fazendo isso vc vai controlando seu medo, e vai pegando confiança e entendo o carro, pode parecer meio bobo, mas não é. Bem, e menos de uma semana, já fui mais longe e outros bairros com mais carros em minha volta, mão dupla, ontem com 1 semana e meia, já trouxe o carro do centro da cidade até em casa e assim vou indo, agora só preciso treinar manobra, ladeira, vaga, ré ... iii ainda tem bastante coisa, mas o mais difícil já passei: a superação de entrar num carro sem pânico!
    Dica: Aconselho a todos! Peguem umas aulinhas na auto-escola novamente e não deixem de treinar, treinem em percursos pequenos e com pouco movimento como a noite (como eu fiz) e todos os dias, ou formem uma rotina, tipo seg, qua. e sex. por exemplo e não furem, nos primeiros dias te dá um certo nervoso ainda, mas como vc verá, no segundo dia vc já vai estar bem melhor q no primeiro e daí vc vai ficar um pouco mais confiante e o nervoso vai sendo superado. E no dia em q já te der vontade de dirigir é pq o medo ta superado e aí é só treinar mais pra pegar prática. Boa Sorte!!!
    Deby =)

    ResponderExcluir
  26. pior eu que nem passei na prova de carro, uma rodei porq não dei um pisca e deixei apagar, e a outra n consegui colocar o carro reto na garagem. só consegui a de moto, tenho a moto mas não ando porq tenho medo.

    ResponderExcluir
  27. Olá, tirei minha carteira a 3 anos, mas até hj não consigo dirigir, entro em panico quando meu marido manda eu sentar na direção para treinar, algu sabe o que posso fazer para superar isso?

    ResponderExcluir
  28. três anos que tenho carteira e não consigo dirigir meu proprio carro, não consigo nen desce o carro da garagem, preciso de ajuda o que fazer?

    ResponderExcluir
  29. pocha eu pensei que eu era a unica que tinha esse problema, tenho cnh a dois anos, tirei porque é necessario em nossa vida, mas não tinha carro, então acabei perdendo a pratica, a dois meses comprei um carro, fiz 10 aulas pratica na auto escola, foi muito bom, com o carro da auto escola tinha toda confiança do mundo, o instrutor que eu estava prota...., mas dentro dem mim sentia uma falta de confiança so em pesnar no transito ja me dava suadeira pernas tremulas anciedade, mas tentava enfrentar esse medo, até que um dia resolvi sair a primeira vez com o carro, lona saida bati o retrovisor no portão da garagem, tudo bem respirei fundo , coloquei meu filho e meu pai no carro e disse vamos dar uma volta , so para treinar ,quando sair na avenida estava até dirigindo bem , até que um carro na frente parou e abriu a porta e e não tive reflexo para parar earranquei a porta dele, foi orrivel, meu filho se apavorou eu tambem era a primeira vez que tinha saido com o carro, pagueio prejuizo graças a deus não feri ninguem, depois do fato ter passado descobri que o rapaz estava errado ele não deveria ter aberto a porta na avenida , mas mesmo assim me senti culpado , por não ter evitado , como todos dizem , devemos dirigi por nos e pelos outros, mas depois desse fato não consigo mas entrar no carro par dirigir, fico pensando a todo momento que vou bate ou machucar alguem , me sinto incapaz , preciso enfrentar esse medo , não sei o q fazer ????, mas estou tentando enfrentar e com fe em deus eu vou consegui, mesmo que demore.......

    ResponderExcluir
  30. ola pessoal saiba me sinto ensegura tbm principalmente em subidas e descidas, quero tbm poder superar esse medo pois minha fobia me atrapalha, mas preciso superar essa insegurança pois tenho pessoas da familia que necessita que eu venha a dirigir pois precisam de minha ajuda, espero poder superar se Deus quizer amem... Silvana

    ResponderExcluir
  31. QUER DIZER QUE NÃO ESTOU SÓ....TB SINTO MUITA DIFICULDADE EM DIRIGIR.TENHO HABILITAÇÃOHÁ 15 ANOS.
    MAS, NÃO ADQUIRI HABILIDADE...
    TENHO VERGONHA DE APRENDER, DOS VIZINHOS ETC..VCS TB SENTEM ISSO?
    PRECISO DIRIGIR..SINTO IMPOTENTE SAB? FUI PRA AUTO ESCOLA, FIZ UM PACOTE DE 10 AULAS. FUI 1 I NÃO VOLTEI MAIS....

    ResponderExcluir
  32. oiii eu tb estou com muita dificuldade de aprender estou na minha penultima aula da auto escola ñ consigo dominar o carro deixi ele apagar toda hora esqueço de trocar marcha quando parro. ta sendo muito dificil pra mesmo eu fico muito deprimida por ñ conseguir isso ta me matando eu me cobro muito me ajude!!!

    ResponderExcluir
  33. OLA TAMBEM TINHA ESTA DIFICULDADE TODA VEZ QUE PARAVA ESQUECIA DE TROCAR A MARCHA MAS GRAÇAS AO MEU PROFESSOR CONSEGUIR SUPERAR SEMPRE QUE PARAVAMOS ELA DIZIA VOCE E A NUMERO 1, PENSE QUE VC TAMBEM EÉ A NUMERO 1 CONCERTEZA VC NÃO ESQUECERA MAIS DE TROCAR A MARCHA QUANDO VC PARAR AFINAL SOMOS A NUMERO 1

    ResponderExcluir
  34. Tenho carteira desde março e não tenho medo de dirigir,só receio (medo mesmo) de dirigir NO TRÂNSITO PESADO;
    e quanto a pensar que atrapalho outros eu não penso só de pensar no IPVA que paguei para este direito de star nas ruas...
    e graças a DEUS e meus cuidados nunca tomei uma buzinada.
    Só quando saí da concessionária de uns moleques em uma caminhonete.

    ResponderExcluir
  35. Ola,tirei minha cnh agora 2013 e tambem tenho medo de dirigir, nao consigo tirar o carro da minha garagem.E olha que sou guerreira mas agora estou fraca...

    ResponderExcluir