sexta-feira, 26 de junho de 2009

Obrigada, você é muito gentil, mas não precisa

De médico e instrutor de autoescola todo mundo tem um pouco. Ou ao menos acredita nessa inverdade.
Basta dizer “tenho medo de dirigir” para que alguém – motivado por compaixão ou insanidade – retruque: “é tão fácil, deixa que eu te ensino”. Fácil é; não é esta a questão.
Difícil foi formular a teoria da relatividade. Por isso que há apenas um Einstein no mundo, enquanto motorista de carro há milhões.
Qual é a questão? Medo. E o medo – quando não justificado – toca no mistério. De mistério, pouca gente entende.
Tive em minha adolescência péssimas experiências ao tentar dirigir com namorados, amigos, irmãos, cunhada e todo tipo de gente que, por mais que goste de você, não têm acesso ao seu mistério mais profundo. Descobri tarde que pessoas com fobia de guiar devem escolher seu professor ou professora como quem escolhe alguém para casar. Se possível, ser mais criterioso.
Ser apenas instrutor de autoescola também não adianta. É preciso ser um instrutor com algo a mais, capaz de fazê-lo entender que há entre você e o carro uma ponte existente, mas ainda invisível aos seus olhos.
Ele deve ser alguém que segura sua mão e dá o primeiro passo na ponte. Você observa os pés dele tocando o abismo, sem ser engolido por ele. Então, seu professor o convida a confiar, a tatear o chão, sentir que há algo ali e que, aos poucos, você começará a perceber o material de que esse chão é feito, suas cores, seu cheiro.
Se sentir que seu instrutor tem - e você não - algum um dom especial para enxergar a ponte, desista dele. O dom especial deve ser: fazer você ver o caminho também.

10 comentários:

  1. Olá!! Tenho 67 anos e até hoje não me conformava com o fato de não dirigir.Em meados de 2007, resolvi aprender a dirigir.Nossa!!! Quantas exigências! Passei no Psicotécnico, no exame de vista, na prova de legislação. Por vários motivos, demorei a fazer as aulas no veículo. Os cinquenta minutos com o instrutor, pareciam uma eternidade. Não sei bem o motivo, mas nunca estava preparada para o exame de rua, até que, na última oportunidade, resolvi fazê-lo.Consegui fazer tudo certinho, quase certo, pois perdi os pontos necessários por errar em algumas setas.Acabei perdendo a pauta, que é de apenas um ano.
    Fiquei decepcionada,afinal, uma derrota. Logo essa sensação passou, ao constatar que muitos jovens também não passavam na primeira tentativa e também perdiam a pauta. Esperei alguns meses, talvez, três, e resolvi recomeçar todo o processo, agora, levando-o mais a sério, para não perder mais uma pauta.Em três tentativas, não consegui aprovação. Os erros, eram os mais banais...Até que na quarta tentativa, quando esperava outra reprovação, veio a surpresa da aprovação. Fiquei feliz por constatar que quando queremos muito uma coisa e lutamos por ela, conseguimos o nosso intento.
    Agora, estou na expectativa da chegada da carteira e de outro desafio: o de dirigir sozinha.
    Até hoje, não tive medo do trânsito, mas lendo o que você escreveu no seu blog, senti uma estranha sensação de que não será fácil, senti um pouquinho de receio e uma enorme responsabilidade de não cometer erros.
    Vá em frente, Andréia! O segredo é confiar em si, e seguir corretamente todas as normas que aprendeu.

    ResponderExcluir
  2. sempre tive como um sonho a ser conquistado na minha vida conseguir dirigir,e consegui mesmo apos varias tentativas, mas nao tenho muito seguranca, nao tenho dirigido ha varios meses, e quando penso que tambem eh uma necessidade fico bem insegurada e nao consigo pegar no carro, preciso de ajuda, afinal faz muita falta , se puderem ajudar me ficarei grata.
    helenalojassoares@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. olá, tenho 30 anos,a dois anos tirei minha habilitação na raça tudo certinho, mas desde então não consigo nem sair do lugar com o carro. Não é por falta de apoio, meu marido é otimo, me oferece a direção, me insentiva, mas não consigo acho que tenho fobia, fico tensa só em pensar em sair com o carro. sinto o coração disparar e dores nos ombros, não sei oquê fazer já pensei até em desistir. Mas se puderem me ajudar...

    ResponderExcluir
  4. Olá, faço parte dessa turma, tenho pânico de dirigir, fiz a carteira em 2001 e nunca dirigi... A carteira está vencida há três anos, já fiz outras aulas práticas, mas a coisa não anda... Nem sei como passei de primeira no teste, pq fiz uma coisa muito errada, ultrapassei todos os carros e fiquei no inicio da fila, errei , mas acho q os organizadores estavam muito ocupados aquele dia pra ver meu erros, enfim consegui, mas só de pensar em dirigir entro em pânico. Fico mentalizando que estou dirigindo, já desenhei todos os procedimentos que tenho que fazer ao entrar no carro, mentalizo, imagino, mas na hora de pegar de verdade, o medo fala mais alto, mas ainda creio que vou vencê-lo.

    ResponderExcluir
  5. eu já dirigi !!! tirei carteira em 1980 andava c/ o carro mais c/ tempo pegava pouco no carro e meu marido muito exigente. quando vc chegar coloca o volante assim a roda assim e quando chegava se eu não tivesse feito como ele mandava tinha briga. Então muitas vezes eu queria pegar o carro escondido dele olhava p/ o carro e falava eu vou não eu não vou comecei a ter medo e sempre querendo disputar c/ todos e morrendo de vergonha dos outros me ver chegar c/ ele e de carona. Ou então os vizinhos me ver chegar c/ ás compras sendo que eu tinha que esperar ele chegar p/ ir ao mercado pq eu não tinha condições, eu choro muito quando vejo alguém sair c/ o carro inclusive meu marido. No começo ele me deu muita força quando a gente ia viajar ele dizia amanhã a gente vai bem cedo p/ vc levar o carro chegava na hora eu tinha medo e dizia não quero leva vc, eu o condeno mais o mal maior foi meu por nunca ter tido confiança em mim inclusive c/ chuva eu entrava no primeiro posto de gasolina. Mais isso tem acabado comigo não me conformo me sinto humilhada envergonhada mais só de olhar p/ o carro hoje tenho muito medo e quero disputar c/ ele e c/ os outros.

    ResponderExcluir
  6. oi.
    eu participo deste medo , não sou medrosa geralmente consigo vencer os meu medos, mas infelismente dirigir ultimamente tem sido um tormento .
    tirei a carteira,perdi a primeira chance mas lutei e consegui de segunda, hoje com a cateira na mão a mais de um ano não consigo se quer tirar o carro da garragem , mim desepciono a cada dia , mim invergonho e quando vejo uma muher dirigir bato palmas para ela pois ela está onde eu queria está o que eu faço,quando tento dirigir , pois geralmente não consigo nem ter coragem de tentar, e quando tento faço tudo errado e não mim conformo e cada dia tenho mais decepçao .

    o que fazer, ......

    ResponderExcluir
  7. É, sou mais uma no clube. Não consigo dirigir. Tirei a carteira a poucos meses, mas nem sei como passei, porque agora não consigo fazer o controle da maldita embreagem. Meu marido até tenta me ajudar, mas não tem muita paciência e tá é me desmotivando mais ainda. O que devo fazer? Deixar isso pra lá e andar de ônibus?

    ResponderExcluir
  8. Olá meninas. Tenho 27 anos e há dois tirei minha carta. Até então não tinha medo de dirigir. Depois de uns meses comprei um carrinho. Fiquei super feliz, queria dirigir logo. Um dia voltando de São Paulo com meus pais, pedi p/ meu pai deixar eu levar o carro em certa parte do caminho. Um engraçadinho ficou nervoso pq eu estava devagar e me fechou, gerando uma colisão. Ninguém se machucou, ou melhor, eu me machuquei, na alma.
    Depois disso me desmotivei para dirigir. Dirigi poucas vezes, mas acompanhada do meu pai, ou de amigos. Mas ainda ando de ônibus todos os dias, pego chuva e tenho que aguantar os amigos do trabalho me zombando. Aliás tem outra menina lá que tirou carta só de pirraça e fica me provocando, falando que pegou o carro do pai, etc...fora que ela falava que iria tirar carta e me ensinar a dirigir. É muito difícil!

    O que fazer? Desistir? Não, porque este medo pode ser maior do que eu, mas não é maior que meu Deus. E tenho fé, em Nome de Jesus, que em breve vou superar esse medo, porque Jesus morreu na cruz para me dar vitórias. E a todas vocês também. Vamos nos unir para juntas darmos força umas as outras!!
    Segue meu msn: brutalk_2005@hotmail.com

    Bruna Gonçalves

    ResponderExcluir
  9. Eu tirei carta este mês passei de primeira, e no carro da auto escola quase não cometia erros, mas é só pegar o carro em casa não consigo comandaar a danada da embreagem, aí o carro fica morrendo, aí meu marido me chama de lerda e fala que perdeu dinheiro quando tirei a carta, fico apavorada falei que não vou dirigir mais, o que faço?

    ResponderExcluir
  10. meninas, estou aqui para dar força a todas vcs... sei que so nos mesmas para saber o tamanho do medo que há dentro da gente...
    eu fiz minha seguna prova pratica no final do mes passado e minha carteria ficou pronto no inicio de outubro... peguie no dia 4...
    já peguei no carro 2 vezes desde entao... a primeira vez sai com minha mae e apenas demos uma volta no quarterao... foi dificil... eu quase bati porque o freio do meu carro estava regulado diferente do freio da auto-escola, que costuma ser mais alto... depois a marcha nao entrou... mas com tudo isso eu consegui dar a volta inteira e voltamos para casa... minha mae é bastante paciente e me dá muita força...
    hoje sai com ela para leva-la na clinica e voltei sozinha... sem problemas com o freio que ja sei o ponto em que esta, mas novamente nao consegui encaixar uma marcha, logo depois que o sinal abriu e tinha um carro atras de mim... nesssas horas nem olho para o lado... fiquei muito nervosa, mas consegui chegar em casa e vencer a ladeirinha que tem proximo a minha garagem...
    estou indo aos pouco... rodando por pouco tempo e em horarios bem cedo para pegar pratica com pouco carro... alias estou ainda conhecendo meu proprio carro...
    estou firme e quero que vcs também fiquem... procurem alguem bastante paciente para estar ao lado de vcs e, desculpe dizer, na maioria das vezes nao será seu marido... rode pouco... eu comecei apenas dando ré e voltando a vaga na garangem, sem sair, enquanto nao tirava a carteira... depois que tirei, enquanto aguardava comecei mudando o carro de vaga... tudo vai devagar meninas... o importante é que vcs ja sabem do medo que tem e querem vence-lo... já é um começo...
    quem quiser trocar ideias me escrevam (erikkka2006@yahoo.com.br) e coloque no titulo o nome deste blog)...

    bjs

    ResponderExcluir