terça-feira, 13 de abril de 2010

Mantra

Para quem se interessar, eis o mantra que eu canto no carro para não sentir medo:

Om agra veere maha vishnuh

jwalantam sashwato

mukhan nrishingham

bhishanam bhadram

mritur miritur namamyaham

6 comentários:

  1. OI,
    VIM AQUI PRA DIZER QUE DESDE O DIA 1º DE FEVEREIRO DE 2010, ESTOU INDO DE CARRO PARA O TRABALHO, SOFRENDO MUITO E REZANDO QUE ALGUEM SE OFEREÇA A ME LEVAR, MAS ESTOU INDO...KKKKKKK.
    EU NÃO SEI O QUE FALTA PRA EU ME SENTIR UMA MOTORISTA, SÓ SEI QUE ESTOU ENFRENTANDO O MEDO.
    AI...QUE DEUS ME AJUDE!
    BJS

    ResponderExcluir
  2. Vai ajudar, Leide! Acredite: com o enfrentamento sutil, mas contínuo (bom não encarar situações muito complicadas no início), o medo vai perdendo a força.

    Boa sorte e obrigada por dividir essa ótima notícia.

    Bj, Andreia.

    ResponderExcluir
  3. Andréia, fiquei muito feliz por ver que você não desistiu!!!!
    Quero contar como estou lidando com meu medo de dirigir mas, antes de tudo, quero enfatizar que a minha opção está longe de ser a “ideal” e de ser a mais apropriada para outras pessoas. Uns dois anos depois de ter tirado minha carteira, comprei um carro que ficou mais uns dois anos na garagem, enquanto eu fazia tudo de ônibus. Nesse meio tempo, procurei “especialistas” em medo de dirigir, mas que estavam muito longe de serem profissionais sérios, como parecem ser os que trabalham com Cecília Bellina. Foram 3 psicólogas e muuuiiitos instrutores diferentes. Eu até que estava bem tecnicamente falando, mas quando pegava um fluxo um pouco maior de carros, ficava muito nervosa e me atrapalhava totalmente, principalmente deixando o carro morrer. Esse era o meu maior problema: tinha medo de retornos e entrada nas vias porque achava que, na minha vez de entrar, deixaria o carro morrer e não conseguiria mais sair. E acabava acontecendo mesmo, por causa do meu medo. Até que me sugeriram experimentar um carro com câmbio automático. Procurei uma auto-escola e fiz umas aulas (num carro adaptado para deficiente, pois não há carros automáticos para aulas comuns). A única coisa que me passava pela cabeça, depois da aula, era porque a gente tem que se torturar tanto nos carros de câmbio manual se o automático é muuuuito mais fácil!!?? Sabe, acho que em países em que mais de 90% dos carros são automáticos não deve existir tanta gente com medo de dirigir, viu! A questão é que, no Brasil, um carro automático ainda é bem mais caro. Por isso, enfatizo que essa pode não ser a solução ideal para todo mundo. Além disso, não vou mentir dizendo que meu medo acabou da noite para o dia. No começo eu fui saindo nos finais de semana, depois nos horários mais calmos e ainda tinha alguma dificuldade com mudanças de faixa, por exemplo. A questão é que, sabendo que o carro simplesmente não ia mais desligar, eu me permiti treinar, como qualquer pessoa PRECISA fazer, seja lá qual o tipo de carro. Hoje vou para o trabalho todo dia e já vou para muitos lugares. Ainda tenho um pouco de medo de pistas de maior velocidade, mas agora não deixo mais de treinar. Sei que estou melhorando a cada dia! Ah, não tenho uma mantra, mas sempre coloco uma música feliz no rádio, para me dar uma energia boa! Eu recebi muitas críticas quando resolvi comprar o automático. Muita gente me disse que eu TINHA que aprender no manual. Não entendo porque. Nos países em que o automático é a regra, poucos sabem dirigir o manual e ninguém é pior por isso. Eu só quero ter um meio de locomoção, não quero virar "pilota" de nada!

    ResponderExcluir
  4. Oi Andréia,
    Muito legal essa iniciativa de ter um blog sobre o medo de dirigir!
    Sofro com isso também, já faz 6 anos que tenho carteira... já pesquisei bastante na net sobre o assunto, li artigos, fiquei sabendo do tratamento de algumas auto-escolas (como Cecíclia Bellina)... e vou vivendo com esse medo e tremenda frustração por não dirigir! Hoje, por acaso, resolvi ler mais uma vez sobre "pânico de dirigir" e encontrei seu blog. Me identifico muito com vc, tenho uma longa história em relação ao volante...
    Pretendo retornar ao seu blog para ler mais e me inteirar de sua história, te desejo sucesso e que não desista!
    Acho engraçado que no fundo, mesmo não dirigindo no momento, eu também ainda não desisti. Pois não dirigir não é algo que convivo bem, mas é uma frustração muito grande.
    Bjoss!
    Tatiane

    ResponderExcluir
  5. Li.. então vc acha que o automatico dá mais segurança? Eu tirei minha carta de motorista há uns 6 meses. Porem tenho muito medo da SUBIDA.. sempre deixo o carro morrer. Nestes ultimos dias andei pensando muito em comprar um carro automatico. Acho que meu problema acabaria. o que vc acha?

    ResponderExcluir
  6. eu tirei minha carta a pouco tempo; meu marido comprou um carro automatico; mas ainda sim fico ensegura, fico com medo de nao conseguir colocar o carro na vaga no meu condominio; mas vou ver um dia e ter coragem ,porque se eu nao tentar nao vou conseguir, nao e mesmo ...

    ResponderExcluir