quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Ansiedade é como dinheiro: quanto mais você gasta, menos você tem


Há quase dois meses, acordo às 5 horas da manhã para ir à aula de volante, que começa às 7 horas. Na noite que antecede o desafio meu estômago fica um pouco mais gelado que o resto do corpo, mas finjo que nada está acontecendo. Não é uma boa coisa. É falso como fingir ser indiferente a alguém que você ama ou odeia.

Quarta-feira (14), foi impossível não ver que minha ansiedade ainda está ali, e precisava ser “gasta”, segundo Fabiana Saghi, a terapeuta que me acompanha no carro. Fiquei encantada com isso de “gastar ansiedade”. Imediatamente interpretei que, como o dinheiro, uma hora a ansiedade pode acabar de tanto a gente usar. Mas como fazer isso?

Enfrentamento com o apoio de um especialista. A sensação é a de ir para um campo de batalha, acompanhado da incerteza de voltar com vida.

O carro de ontem era um Gol novinho, que eu nunca tinha guiado. Na hora, pensei no câmbio: vou estranhar. Dito e feito. Estranhei tanto que transpirei do início ao fim do trajeto. Deixei o carro morrer e, não fosse a terapeuta pisar no freio, teria batido no carro de trás.

Sabe aquela coisa de falar em público? Você se sente confuso, se esquece das falas, esbarra nas coisas, não sabe bem o que fazer com seu corpo. Dirigir ansioso é parecido, só que em vez de palavras, você esquece as marchas, troca os comandos, liga o limpador de para-brisa em vez de seta. É um inferno.

O bálsamo da história, a fala misericordiosa, é que, mesmo sem perceber estamos gastando ansiedade nessas situações.

Queira Deus que esse saco tenha fundo.

5 comentários:

  1. Sei como você se sente, eu tirei carta em 1993 e só agora tive coragem de dirigir e comprar um carro.O mais incrível é que nesse tempo conheci tantas pessoas com medo de dirigir que me senti menos estranha...Agora que estou dirigindo fico pensando em quanta coisa eu perdi, mas ao mesmo tempo acho que cada um tem seu tempo para fazer as coisas e é importante se dar esse tempo...Felicidades, estou torcendo por você

    ResponderExcluir
  2. eu também estou torcendo por ti e entendo perfeitamente o que é se sentir um et só por não dirigir. tenho 53anos , 2 carros na garagem e agora resolvi que vou adorar dirigir. Para isso contratei um instrutor super calmo p me ensinar antes de fazer auto escola. Vontade , vontade eu não tenho muita mas estou indo bem. Felicidades p nós todos que ainda não somos craques! Tenho certeza que em breve seremos...alda

    ResponderExcluir
  3. Kelly disse:Nossa....li seu comentário e é tudo o que sinto tenho tremores nas mãos fora que elas começam a suar sem parar o coração falta sair pela boca de tão rápido que bate.Tenho 32 anos de idade e meu maior sonho e desejo é aprender a dirigir,mas meu medo é maior.Meu pai ja tentou me sensinar mas não obtive muito êxito.Logo em seguida me casei e meu marido tbém tentou mais não tem muita paciência pois ele tem 29 anos e dirigi desde os 15 anos de idade e disse que tudo isso que eu sinto passa com o tempo e que só preciso praticar mais.Não acredito muito nele não.Já pensei em visitar a Cecilia Bellina mas fica muito longe o endereço dela de onde eu moro.De qualquer forma estou torcendo pra que vc se de bem e consiga perder este medo atormentador pra nós uqe desejamos tanto ser independentes e neste quesito ainda estamos nos aprimorando.Sucesso!!!!

    ResponderExcluir
  4. Medo de dirigir é mais comum do que se pensa, minha CNH é D tirada em 16/04/1980, a diferença entre o homem e a mulher no trânsito é que a mulher pensa o que fazer pensa nos prós e contras, esses 5 segundos no transito faz a diferença, enquanto o homem age por instinto, simplesmente ele avança sinal, fecha carros em sua frente, e se alguem reclamar ele simplesmente mostra o dedo maior.

    ResponderExcluir
  5. Bom, no meu caso, moro em Ribeirão Pires e não tem nenhuma escola epecializada por pertp. Mesmo assim, como estou pagando o carro (ainda), fica complicado pagar. Tenho q esperar meu pai aos Domingos e eu não ficar com medo também. Nessas horas faz falta um irmão ou namorado viu! rsrs, mas tenho Jesus e esse supre tudo, não é mesmo. Em breve estarei contando que to um piloto de fpermula1!!! Ehhh, Deus é conosco gte, não vamos desanimar!

    Bjux,

    msn: brutalk_2005@hotmail.com

    Bruna Gonçalves

    ResponderExcluir